Dúvidas Frequentes

Qual sistema de piso aquecido se adequa às minhas necessidades, superfície ou acumulação?

Essa é a pergunta mais importante e talvez a que gera mais dúvidas para quem está procurando uma solução para aquecer seu piso. Dê uma olhada na página Consumo de Energia ou na página Sistemas Elétricos, ambas vão lhe fornecer importantes dicas sobre a escolha do seu sistema. Caso suas dúvidas sejam mais complexas, não hesite em nos contatar. Nosso departamento de Engenharia está pronto para lhe ajudar.

041 3205 0097  ou  br@warmup.com

Quais dados são necessários para configurar meu termostato e obter o valor de consumo do meu sistema?

Para o caso dos Termostatos com Energy Monitoring, 4iE e 3iE. é necessário informar:
• Valor da Tarifa = o valor do kWh da sua concessionária de energia elétrica
• Potência = A potência instalada no seu piso aquecido. Caso não saiba, é possível descobrir com uma simples medição, nos contate: br@warmup.com

Meu Termostato 3iE/4iE está apresentando a falha er1 ou a falha er2 na tela, o que isso quer dizer?

Por favor, verifique se o sensor de piso foi conectado aos terminais corretos na parte traseira do termostato e que eles não se soltaram. Verifique também o valor da resistência do sensor de piso usando um multímetro ajustado para 20kohms, para ver se você obtém a leitura correta para o sensor de piso instalado. Se a leitura no sensor estiver incorreta, isso indica uma falha ou danos no sensor de piso.

Desejo instalar um dos termostatos num circuito com mais de 16A, o que fazer?

Os termostatos para piso aquecido de mercado são projetados para controlar 16A, o equivalente a 3.520W, ou em torno de 25m² a 17m² de área aquecida. Para situações onde o circuito instalado demande carga maior, é possível utilizar dispositivos como chaves contatoras. Em caso de dúvidas, consulte o departamento de Engenharia.

041 3205 0097

Eu posso instalar o termostato por conta própria?

Todos os nossos produtos possuem manuais de instalação, haja visto em outros países muitos DIY executarem o serviço por conta própria. Entretanto, é altamente recomendável a orientação de um profissional eletricista para evitar riscos à sua saúde ou ao seu sistema de piso aquecido.

Qual o número máximo de cabos de aquecimento que podem ser conectados com segurança a um Termostato?

Em se tratando da fiação que alimenta seu sistema de aquecimento, o número máximo de pares de cabos de alimentação elétrica que podem se conectar ao seu Termostato são dois. Não é incomum encontrar instalações de baixa qualidade com mais de 2 pares se conectando ao Termostato. Neste caso, se tiver dúvidas sobre a segurança de sua instalação, procure a nossa equipe para que possa lhe ajudar.

Por que instalar o isolamento?

As placas isolantes em XPS são importantes ferramentas na garantia do funcionamento eficiente de seu sistema de piso aquecido. Apesar de o mercado comumente empregar materiais mais frágeis, inclusive com baixíssima performance, como mantas folhas aluminizadas, brita leve e EVA, o XPS é o melhor isolante para pisos aquecidos, reconhecido por todas as grandes marcas no mundo.

As placas de poliestireno extrudido (XPS) são altamente resistentes à absorção de água e a sua capilaridade é nula. Quando adequadamente aplicadas, a vida útil destas placas é estimada em período de tempo igual ao da vida útil do edifício ou construção em que se inserem. O XPS é considerado o melhor isolamento térmico da construção civil e complementa a impermeabilização do piso. Seu custo benefício é notável, os ganhos em redução de consumo podem chegar a 45% de sua conta de energia.

É segura a instalação dos sistemas elétricos em áreas molhadas?

Os cabos, redes e mantas de aquecimento de pisos da Warmup são os mais seguros do mundo, atestados pelo maior número de instituições independentes. Os cabos são testados em tanques d’água e possuem altíssimo rigor em se tratando de fugas de corrente. A sua segurança é a nossa prioridade. Para áreas molhadas é recomendada a utilização de dispositivo D.R. em sua instalação elétrica, a fim de atender a NBR 5410. Tome cuidado com sistemas que possuem aterramentos externos, tais como telas galvanizadas (pinteiro ou galinheiro), pois, ao longo da utilização do sistema, além da degradação natural da tela, os contatos se oxidarão, perdendo-se o aterramento do sistema.

É possível instalar o piso aquecido no meu Box ou nas bordas da minha Banheira?

Segundo a NBR 5410, capítulo 9, é vedada a instalação em zonas de Volume Zero de energia, tais como boxes e banheiras. A norma é clara quanto a aplicação, portanto mesmo os resistentes e seguros sistemas da Warmup não podem ser instalados nessas zonas.

Meu sensor de piso é muito curto (3m), é possível aumentar seu comprimento?

Sim, é possível aumentar o comprimento do cabo do seu sensor de piso. Vale lembrar que, para a sua segurança e a de seu sistema, este serviço deve ser executado por um profissional qualificado.

Desejo instalar os cabos ou as redes de aquecimento para os meu piso flutuante (vinil, laminado, madeira ou carpete), é possível?

Sim, é possível a instalação dos sistemas de superfície para pisos flutuantes (vinil, laminado, madeira ou carpete). Para estes casos, lembre-se de que a base onde será instalado seu futuro piso precisa ser devidamente nivelada, sem ressaltos. As argamassas autonivelantes auxiliam bastante no nivelamento durante a cobertura dos cabos.

Instalei o piso aquecido e agora?

Após a instalação do seu piso é importante realizar todos os testes orientados pelo nosso departamento de Engenharia. Para o caso dos sistemas cobertos com cimento ou cimento cola, é muito importante respeitar a cura antes de ligar seu sistema. A cura para o cimento pode chegar a 30 dias e para o cimento cola entre 7 e 10 dias.

As recomendações de tempo de cura podem variar de fabricante para fabricante. Respeite as recomendações contidas na embalagem.

Posso instalar o piso aquecido no meu piso sem aumentar a altura?

Absolutamente! Nossos sistemas de aquecimento elétrico exclusivos são a melhor escolha. Nossos sistemas exclusivos foram projetados com um elemento de aquecimento revolucionário, muito fino (somente 1,8mm), para permitir que você instale o sistema sem aumentar a altura do piso. Solicite um orçamento br@warmup.com

Os elementos de aquecimento da Warmup podem ser encurtados?

Nenhum dos sistemas Warmup pode ser encurtado, em qualquer circunstância. Os sistemas de piso aquecido Warmup saem dos centros logísticos, localizados no Reino Unido, testados, preparados e aprovados. Qualquer modificação nos sistemas deve ser orientada por um profissional da Warmup.

Estou testando meu sistema de aquecimento de pisos, como devo proceder com o multímetro?

Ao testar o piso aquecido elétrico e verificar a resistência dos cabos de aquecimento, um multímetro deve ser usado para testar tanto o elemento de aquecimento quanto a sonda de piso antes, durante e depois da instalação usando a escala Ohms. Isto irá lhe dizer se o sistema de aquecimento e / ou a sonda do chão estão funcionando corretamente e que não foram danificados. Para testar o sensor de piso, o multímetro deve ser ajustado para 20K (20.000) ohms. A leitura que você recebe de volta dependerá do modelo de termostato instalado. O valor da resistência dos nossos cabos de aquecimento instalados será fornecido antecipadamente para que você possa monitorar.

O teste de um sistema de piso aquecido antes e durante a instalação é importante, pois irá informar se o sistema foi danificado durante a instalação.

O que significa piso aquecido, piso radiante e/ou aquecimento de pisos?

A maneira mais fácil de entender o calor radiante é entender a sensação de calor em seu corpo quando está exposto ao sol em um dia frio, quando a temperatura do ar é claramente baixa.

Fora do sol entretanto, a sensação do calor desaparece, porque a sensação principal seria da temperatura do ar.

O Piso Aquecido aquece um ambiente através do calor radiante emitido por um elemento de aquecimento elétrico ou uma tubulação com água quente instalados dentro do piso. Esse sistema aquece objetos densos, tais como pessoas e objetos próximos ao chão. A temperatura interna do ar para um ambiente aquecido através da tecnologia radiante pode ser consideravelmente mais baixa do que em sistemas convectores, tais como radiadores e ares condicionados.

Esta visão é apoiada pela American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers Radiant Heating Report (ASHRAE – 55-92 2003) – Sociedade Americana de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado – Relatório sobre o Calor Radiante (ASHRAE – 55-92 2003), que confirmou que as pessoas expostas ao calor do piso aquecido selecionaram temperaturas de conforto, em média 5,6ºC menores do que qualquer outra forma de aquecimento.

Qual a diferença entre o aquecimento gerado por equipamentos convectores (radiadores e ares condicionados) e o gerado pelo piso aquecido?

Radiadores e ares condicionados trabalham principalmente sobre o princípio de convecção de calor, e não o da radiação. O ar é aquecido a uma temperatura elevada, na faixa entre 65 e 75ºC, e precisa ser movido do ponto de saída do aparelho para o resto do ambiente.

As correntes de ar geradas pelos aparelhos movimentam o ar quente por todo o ambiente, de forma pouco controlada. Assim, o gradiente de temperatura no ambiente aquecido pelo equipamento convector é muito grande, causando um relativo desconforto térmico para os usuários.

Os sistemas de aquecimento de pisos (elétricos ou hidráulicos) utilizam consideravelmente menos energia do que os sistemas convectores, aquecendo sólidos, ao invés do ar, diretamente.

Quão eficiente energeticamente é o piso aquecido elétrico?

Os sistemas de aquecimento de piso são muito eficientes, porque distribuem o calor uniformemente e suavemente, a baixa temperatura, de toda a superfície do chão, concentrando o calor na metade inferior da sala. Não há perda de calor, nem desperdício de energia.

Posso utilizar o piso aquecido como fonte principal de calor?

Sim, é possível e bastante recomendável utilizar o piso aquecido como fonte principal de calor. Vale lembrar que os cálculos de carga térmica precisam considerar as perdas dos ambientes, seja para qualquer sistema de aquecimento. Residências com baixo nível de isolamento necessitam de maior carga térmica. É muito importante consultar nosso departamento de engenharia, caso tenha dúvidas.

041 3205 0097

O piso aquecido elétrico é seguro?

Ao contrário de outros tipos de sistemas de aquecimento, o piso aquecido funciona sem elementos de aquecimento expostos aos usuários à temperaturas elevadas.

O aquecimento por piso radiante proporciona um ambiente familiar e seguro. Além de ser um aliado para pessoas alérgicas a ácaros e poeiras, o conforto térmico proporcionado pelo sistema é um poderoso aliado na saúde, haja visto proporcionar o conforto mais próximo do ideal.

Todos nossos sistemas são testados nos mais rígidos padrões de qualidade normalizados. Cada sistema de aquecimento recebe um selo de testes, atestando que este foi rigorosamente testado, garantindo assim que não há fuga de corrente, possibilidade de sobreaquecimento ou de performance inferior ao desejado.

Qual o custo para manter o meu piso aquecido?

Em média, um sistema de superfície instalado em um banheiro vai consumir o equivalente a R$15,00 por mês.

Este valor pode variar conforme a rotina do usuário e o valor do kWh da região.

Em se tratando de manutenção dos elementos calefatores, desde que tomados os devidos cuidados na instalação, os custos inexistem.

O único componente que pode apresentar manutenção é o termostato, o qual é facilmente substituível.

Qual a infraestrutura necessária para instalar meu piso aquecido?

O piso aquecido requer tensão de 220V. Para tanto, é necessário disponibilizar um ponto com alimentação elétrica, seguindo as recomendações de carga contidas no nosso orçamento.

Deverá ser instalada uma caixa de embutir 2×2 na altura dos interruptores e uma caixa de embutir 4×4 na altura das tomadas. Entre as duas caixas deverá passar um conduíte 3/4″. Da caixa 4×4 até o piso deverá ser instalado um conduíte 3/4″, também, rente ao piso, sem sobras. A alimentação elétrica deverá chegar até a caixa de embutir 2×2.

A seção nominal dos condutores e o dimensionamento dos disjuntores serão disponibilizados no pré projeto, anexo aos orçamentos.

Em caso de dúvidas, consulte um profissional habilitado ou nosso departamento de engenharia (041 3205 0097).