Guia para calcular a carga térmica do piso aquecido

Saber qual é a carga térmica necessária para aquecer um ambiente é muito importante. Um ambiente onde o piso aquecido foi dimensionado incorretamente, pode não ser aquecido ao ponto necessário para entregar conforto térmico aos seus usuários. Cada ambiente possui suas peculiaridades em relação a perdas de carga. Respeitar essas informações é respeitar o seu bolso e o seu conforto.

Área aquecida

 

A área aquecida está direamente ligada à carga térmica necessária para aquecer o ambiente até o ponto de conforto térmico. Um ambiente com muitas perdas pode exigir uma demanda de carga térmica alta. Paredes isolantes, vidros duplos, percentual de área aquecida maior que 80% em relação à área total e isolamento abaixo do sistema de aquecimento são importantes ferramentas que lhe auxiliarão a ter o devido conforto térmico, além de reduzir o desperdício de energia.

Tipo de piso e a temperatura do piso

 

A temperatura do piso também afeta diretamente a carga térmica onde, quanto maior a temperatura do piso, maior a carga térmica do piso. No entanto, nem todos os tipos de piso podem ser aquecidos a uma temperatura elevada, por isso é importante notar as características técnicas do piso a ser empregado.

Materiais densos e sólidos, tais como porcelanatos e granitos, têm uma boa condutividade térmica, o que significa que o calor pode ser transmitido melhor do elemento de aquecimento para a superfície do chão. Porcelanatos e granitos podem ser aquecidos até 29°C, ou, dependendo da sua composição, temperaturas maiores. Materiais com características isolantes, tais como a madeira, o laminado e o vinil, têm uma condutividade térmica comparativamente pobre e podem também somente ser aquecidos até 27°C, significando uma determinada carga térmica máxima, dependendo do tamanho da área aquecida. Novamente, se o piso escolhido permite apenas uma temperatura de 27°C e a exigência de carga térmica é maior do que o que pode ser alcançado com 27°C, você pode considerar mudar o material do piso para que o sistema de piso aquecido funcione como única fonte de calor.

Quanto maior a temperatura do piso, maior a carga térmica, no entanto alguns tipos de piso têm uma restrição de temperatura limite superior. É muito importante verificar os limites com o fabricante do piso.

Escolha do Termostato e da Temperatura do ar

 

A maioria dos termostatos modernos controlam a temperatura do piso aquecido baseados tanto na temperatura do ar quanto na do piso, utilizando ambas as temperaturas para controlar com maior precisão. Como o termostato utiliza os sensores de temperatura, do piso ou do ar, para controlar o piso aquecido, a escolha de qual deverá ser o parâmetro é muito importante. Utilizar a temperatura do piso como parâmetro é muito mais preciso do que medir a temperatura do ar. Além disso, quanto maior a temperatura ambiente desejada, maior será a carga térmica que você precisará para atingir a temperatura desejada.

Isto é relevante especialmente em banheiros, onde a temperatura desejada do ar ambiente é relativamente alta, digamos 25°C (em comparação com a temperatura ambiente habitual de uma sala de 21°C). Termostatos com funcionalidade pobre ou sondas mal colocadas podem levar a superaquecimento e, em cricunstâncias mais severas, danificar o piso empregado.  Investir em um termostato é aconselhável. O Termostato Inteligente 4iE Smart Wifi fornece controle de temperatura preciso e pode economizar até 25% de energia, encontrando maneiras mais inteligentes para aquecer a sua casa.

Um controle preciso da temperatura ambiente é essencial para garantir a carga térmica correta. Um termostato inteligente não só oferece controle preciso, mas também pode economizar dinheiro em contas de energia. 

Isolamento do piso aumenta a Carga Térmica resultante

 

A carga térmica na superfície do piso pode ser significativamente aumentada usando o isolamento correto, como as placas de isolamento em XPS (Poliestireno extrudado)Warmup, sob o piso aquecido. Se não for utilizado isolamento, o calor gerado irá mover-se não apenas para cima, mas para baixo também, desperdiçando energia, seu dinheiro e o calor que você precisa.

A Warmup possui uma gama de placas isolantes com diferentes espessuras.

 

Potência do Piso Aquecido

 

A potência máxima do sistema é normalmente especificada em Watts por metro quadrado. Se o seu piso está bem isolado e você tem uma casa razoavelmente moderna, a potência de um sistema de aquecimento radiante geralmente precisa ser entre 65-85W/m² para entregar a carga térmica necessária. Quando se trata de escolher o aquecimento radiante, um sistema de 150-200W/m² normalmente é especificado para reduzir o tempo de aquecimento, pois o sistema não estará ligado continuamente. Ou seja, um sistema de 150W/m² normalmente fornece 65-85W/m² por hora. No Brasil, este valor pode variar, de acordo com a qualidade do isolamento do ambiente aquecido.

Banheiros e outros ambientes com mobiliário permantente

 

Em certos ambientes, como banheiros, boa parte de sua área é coberta por mobiliário permanente, como boxes, banheiras, vasos sanitários e pias. Uma vez que o piso aquecido não deve ser instalado sob fixações permanentes e, no caso dos boxes e das banheiras, a NBR 5410 proíbe a instalação nestas áreas, considerando estas circunstâncias, apenas uma parte da área será aquecida. Isso pode afetar significativamente a carga térmica. 

Como banheiros são ambientes com isolamento superior em relação aos demais ambientes da casa, a recomendação é acrescer a potência necessária na área de circulação, assim não haverá deficiência térmica.

Superando os limites de espaço

 

Ambientes com áreas aquecidas relativamente menores do que a área total requerem cuidados especiais, principalmente na escolha do piso. Dependendo da perda de calor do ambiente, também pode ser necessário usar uma forma secundária de aquecimento para aumentar a carga térmica. Nos banheiros, toalheiros aquecidos e aquecedores de parede são opções interessantes, uma vez que contribuem para a produção de calor necessária.

Este fluxo de calor depende muito da estrutura do material e das moléculas dentro dele. Por exemplo, o calor percorrerá muito mais rápido uma estrutura densa, como o granito, do que uma estrutura mais porosa, como a madeira. Em ambos os casos, o calor eventualmente se espalhará por todo o material até atingir o equilíbrio térmico (temperatura equilibrada).

 

Considerações finais: as perdas térmicas e o bloqueio térmico

 

Após a escolha do sistema mais adequado, a especificação de carga térmica necessária, a escolha do termostato e do isolamento, é muito importante permitir o funcionamento do sistema.

Ligar seu sistema com janelas e portas abertas, utilizar o sistema de piso aquecido com tapetes ou outro material isolante sobre o piso, entre outras situações, poderá atrapalhar o funcionamento do seu sistema.

Agora que você tem uma visão geral do piso aquecido, que tal um Orçamento?