HomePiso AquecidoTipos de PisoMadeira

Piso de Madeira Aquecido

Caso você queira instalar pisos de madeira projetados ou naturais, a maioria dos sistemas de aquecimento de piso podem ser usados com esse tipo de revestimento.

Aquecimento de piso para pisos de madeira

electric or hydronic iconAquecimento de piso em pisos de madeira é cada vez mais popular entre os proprietários de todo o mundo. Os sistemas de aquecimento Warmup foram estudados e desenvolvidos para serem usados com uma ampla variedade de opções de pisos de madeira. A chave para um bom aquecimento do piso de madeira é a sua condutividade térmica; quanto mais fina e mais densa a madeira, mais rápido é o tempo de aquecimento e, portanto, mais eficiente é o sistema. O uso de um termostato para controlar o sistema de aquecimento facilita a saída de temperatura ideal que nunca excede 27 ° C – quente o suficiente para aquecer sua casa sem danificar o piso de madeira.

Sistemas elétricos para pisos de madeira

O sistema elétrico de piso aquecido mais utilizado com piso de madeira é a manta Foil Heater. No entanto, leia nosso Guia de Compra ou solicite uma cotação para uma análise mais detalhada de suas opções para aquecimento de piso.

Sistema Foil Heater ❯

O sistema Foil Heater é uma manta de aquecimento elétrico que oferece rápida instalação sob piso de madeira e outros tipos de piso flutuante. Seus cabos de aquecimento envoltos em mantas de alumínio oferecem uma condutividade térmica incomparável no piso de madeira, permitindo um rápido tempo de aquecimento e uma distribuição de calor eficiente.

Ver Sistema Foil Heater>

O sistema Foil Heater é uma manta de aquecimento elétrico que oferece rápida instalação sob piso de madeira e outros tipos de piso flutuante. Seus cabos de aquecimento envoltos em mantas de alumínio oferecem uma condutividade térmica incomparável no piso de madeira, permitindo um rápido tempo de aquecimento e uma distribuição de calor eficiente.

Ver Sistema Foil Heater >

Tipos de piso de madeira

Mesmo que muitos sistemas de aquecimento Warmup possam ser usados com acabamentos de piso de madeira, é importante ter cuidado com alguns pisos de madeira macia que podem criar uma barreira térmica, bloqueando a passagem de calor ao invés de transferí-lo para a superfície do piso.

Madeira projetada

Uma alternativa comum aos pisos de madeira maciça, a madeira projetada é fabricada para dar a aparência de madeira natural e é perfeita para uso com piso aquecido.

Madeira natural

A madeira natural é normalmente mais cara do que uma opção projetada e oferece diferentes opções de densidade e teor de umidade que podem influenciar o sistema de aquecimento de piso escolhido.

Tábuas de madeira

Utilizados com mais frequência na reforma de casas antigas, as tábuas de madeira natural são adequadas para o aquecimento, mas requerem uma maior utilização de materiais de isolamento para uma solução de aquecimento eficiente.

Condutividade Térmica

Ao instalar um sistema de piso aquecido com piso de madeira, um fator importante a se considerar é a condutividade térmica. Assegure-se de que a madeira seja tão densa quanto possível para uma maior condutividade térmica; quanto mais fina e densa a madeira, mais rápido será o tempo de aquecimento.

Espessura do piso

Embora não haja regras para a espessura da madeira que você pode usar com piso aquecido, recomendamos que a espessura da madeira não seja maior do que 18 mm, pois qualquer espessura maior do que essa prejudicará o desempenho do sistema de aquecimento.

Verifique com o seu fornecedor de pisos de madeira para verificar a adequação do acabamento do piso escolhido para uso com o piso aquecido.

lamiante com piso radiante

Teor de umidade dos pisos de madeira

A madeira é um material natural que absorve a umidade em torno dela, o que significa que o teor de umidade varia dependendo do ambiente. Se você colocasse um piso de madeira com alto teor de umidade em uma casa muito seca, a madeira secaria, o que causaria encolhimento – abrindo possíveis vãos. O piso também pode ficar barulhento com rangidos.

Umidade

Instalar um piso de madeira em uma casa que é mais úmida do que o teor de umidade da madeira significa que o piso pode expandir e inchar.

Fale com seu fornecedor de pisos para garantir que o piso de madeira tenha o teor de umidade correto, correspondente ao teor de umidade do ambiente no qual o piso será instalado.

Temperatura do piso

Um piso de madeira nunca deve ser aquecido acima de 27 ° C. Um sistema de aquecimento controlado por termostatos Warmup garantirá isso.

Instalação

Sistemas elétricos de aquecimento de piso são rápidos e fáceis de instalar por um técnico qualificado.

Ao instalar um sistema com piso de madeira, uma folga de expansão deve ser deixada ao redor das bordas da sala. Isso pode ser facilmente escondido com um rodapé.

instalação de cabo de aquecimento radiante

Placas de Isolamento

As placas de isolamento são sempre recomendadas para uso em sistemas com piso de madeira. As placas otimizam a saída de calor e a eficiência do sistema de aquecimento, evitando que o calor escape para baixo e saia do ambiente. O isolamento também atua como uma barreira eficaz contra a umidade, que pode danificar a madeira.