HomePiso AquecidoTipos de Piso

Utilizando o piso aquecido em diferentes tipos de piso.

O piso aquecido pode ser usado sob qualquer acabamento de piso. Os melhores tipos de piso para o piso radiante são os revestimentos com uma boa condutividade térmica, onde o calor se distribui mais rapidamente e de maneira uniforme. A condutividade térmica do material é essencial para o bom funcionamento do sistema. Pisos com características isolantes, tais como carpetes, madeiras e laminados, precisam de uma avaliação mais cuidadosa. Nosso departamento de engenharia encontrará junto com você a melhor solução.

Laminado >

Diferentes tipos de pisos de laminado têm diferentes propriedades térmicas, como tal, há diferenças na sua adequação para uso com um sistema de piso aquecido. Quanto mais densos e mais finos forem os pisos de laminado, melhor eles conduzem o calor e, por consequência, mais adequados serão para o uso com o piso aquecido.

A Warmup possui um sistema específico para este tipo de piso, a Manta de Aquecimento de Laminados. Pode também ser utilizado outro revestimento de madeira, mas com uma madeira mais macia e menos densa deve ser dada atenção à espessura do piso, de modo que o mesmo não atue como um isolamento, bloqueando o calor. Como regra geral para pisos de laminado, a temperatura da superfície do piso não deve exceder 27°C. Importante verificar com o fabricante

Ver Pisos Laminados
pisos de laminado

Madeira >

Aquecimento de piso em pisos de madeira é cada vez mais popular entre os proprietários de todo o mundo. Os sistemas de aquecimento Warmup foram estudados e desenvolvidos para serem usados com uma ampla variedade de opções de pisos de madeira.

A chave para um bom aquecimento do piso de madeira é a sua condutividade térmica; quanto mais fina e mais densa a madeira, mais rápido é o tempo de aquecimento e, portanto, mais eficiente é o sistema. O uso de um termostato para controlar o sistema de aquecimento facilita a saída de temperatura ideal que nunca excede 27 ° C – quente o suficiente para aquecer sua casa sem danificar o piso de madeira.

Ver Pisos Madeira
pisos de madeira

Porcelanato & Granito

Certamente, os dois melhores materiais para serem aquecidos através do piso radiante são o Porcelanato e o Granito. Como são materiais de alta densidade, os coeficientes de transferência de calor destes materiais são elevados. Devido às excelentes propriedades térmicas, porcelanato e granito são ideais para uso com o piso aquecido em áreas de alta perda de calor como salas espaçosas com pé direito duplo. Podem ser aquecidos até 29°C ou mais, proporcionando uma alta carga térmica de até 200W/m².

Sistemas
pisos porcelanato granito

Vinílico

Pisos de vinil podem ser usados com segurança com o piso aquecido. O Vinil aquece e resfria rapidamente, sendo um material de alta condutividade térmica. Os pisos de vinil estão sujeitos a uma restrição de temperatura em sua suerfície, geralmente 27°C, a depender do fabricante, limitando a carga térmica. Deste modo não é recomendada sua aplicação em ambientes espaçosos e de alta perda de carga térmica, haja visto sua limitação de carga.

Sistemas
pisos vinílicos

Carpete

O carpete é um material que se comporta, sob determinados aspectos, bem com o piso aquecido, desde que o material não atue como um isolante térmico. A considerar todo o material que está acima do sistema de piso aquecido, o valor da Resistência Térmica limite é de 0,25 m².K/W.

Sistemas
pisos carpete

Veja nossos vídeos de instalação e aprenda um pouco mais

icon-checkmark  Madeira
icon-checkmark  Porcelanato
icon-checkmark  Carpete

Tudo acima do sistema de piso aquecido, incluindo mantas acústicas, materiais adesivos e o revestimento final do piso precisam estar nos limites estabelecidos na tabela abaixo. Se o fabricante do piso exigir alguma manta abaixo do piso superior, deve ser considerada sua espessura. A resistência térmica pode ser calculada somados os valores de todas as resistências acima do sistema de aquecimento de pisos, incluindo o próprio material cimentício.

Ao utilizar o sistema com pisos de madeira, deve-se ter cuidado para garantir um desempenho eficaz do sistema e não recomendamos a instalação do sistema se os limites abaixo não forem cumpridos. Isso pode dificultar o desempenho do sistema e resultar no sistema não funcionar como desejado.

Limites de Resistência e Condutividade Térmica
Tog (tog) Não mais que 2,5
RSI (m².K/W) Não mais que 0,25
R (US) (ft².°F.h/(BTU.in) Não mais que 1,42
U (W/m²K) Não menos que 4,0