A principal diferença entre os diferentes materiais de revestimento e sua adequação para uso com o sistema é a condutividade térmica do material, ou seja, com que rapidez e eficiência as transferências de calor são geradas na superfície do piso. O melhor revestimento para piso aquecido são os que possuem uma boa condutividade, uma vez que aquecem mais rapidamente, fornecem mais potência de calor e são mais eficientes. No entanto, isto não significa que materiais menos condutivos não possam ser usados com o piso aquecido.

melhor tipo de piso aquecido

O melhor tipo de piso para usar com piso aquecido é azulejo e porcelanato. No entanto, um sistema de aquecimento de piso compatível pode ser encontrado para quase todos os acabamentos de piso.

Revestimentos adequados incluem:

  • Porcelanatos e pedras
  • Madeira e pisos laminados
  • Chão de vinil
  • Carpete
  • Revestimento de borracha

Quer seja uma reforma ou se está escolhendo revestimentos para uma obra nova, descrevemos neste artigo o que você precisa saber sobre tipos de piso diferentes para aquecimento por piso aquecido.

TIPOS DE REVESTIMENTO

Piso aquecido pode ser usado em qualquer piso. O único fator que difere a resposta do sistema em diferentes revestimentos é a condutividade térmica do material.

PORCELANATOS E PEDRAS

Os melhores tipos de piso para se usar com piso aquecido são o porcelanato e as pedras. Estes revestimentos têm alta condutividade térmica, o que significa que o calor de um cabo de aquecimento é transferido rapidamente para a superfície do piso. Porcelanato e pedras também retêm o calor, tornando o sistema eficiente. Devido às excelentes propriedades térmicas, porcelanatos e pedras são ideais para uso com piso aquecido em áreas de alta perda de calor. Eles podem ser aquecidos até 29 ° C ou mais, proporcionando uma alta produção de calor de até 200W / m².

A espessura dos pisos tem pouco impacto na saída de calor, mas aumenta o tempo de aquecimento, então recomenda-se uma espessura máxima de 20 mm quando se está buscando um sistema altamente eficiente.

piso porcelanato

Pisos de porcelanato e pedras são altamente condutivos, tornando-os o melhor piso para usar com piso aquecido.

Telhas cerâmicas e de pedra

  • O melhor material de piso para usar com piso radiante
  • Excelentes propriedades de transferência de calor e perfil fino
  • Fácil de manter limpo

Pedra polida

• Altamente condutor, permitindo um rápido aquecimento
• Adequado para uso com piso aquecido elétrico e à base de água

Ardósia e laje

  • Naturalmente um bom condutor e ótimo com aquecimento de piso

Acabamento de piso resistente, ideal para áreas de alto tráfego

Mármore

  • Boa condutividade térmica

 

Dicas de instalação: piso aquecido com porcelanato e pedra

  • Ao instalar o sistema abaixo do contrapiso, sempre use isolamento.

 

PISO DE MADEIRA

Diferentes tipos de pavimentos de madeira têm propriedades térmicas diferentes, pelo que existem diferenças na sua adequação para utilização com um sistema de aquecimento de piso. Quanto mais densas e finas forem as tábuas, melhor será o aquecimento e mais adequadas para uso com piso aquecido.

Madeira projetada é o melhor tipo de piso de madeira para usar com um sistema de piso aquecido, uma vez que funciona bem com as mudanças de temperatura. Outros revestimentos de madeira também podem ser utilizados, porém, para madeiras macias e de baixa densidade deve ser observada a espessura, de modo que as tábuas não atuem como um isolante, bloqueando o calor. Como uma regra geral para o revestimento de madeira, a temperatura da superfície do chão não deve exceder 27 °C.

O aquecimento do piso altera o teor de umidade da madeira, portanto, você deve escolher um piso de madeira que possa se adaptar às mudanças nas temperaturas do piso sem alterar a aparência. Madeira seca em estufa tende a funcionar melhor com aquecimento de piso, mas sempre verifique com o fabricante do piso sobre a adequação para uso com piso aquecido.

piso madeira laminado

O piso aquecido pode ser usado com diferentes tipos de pisos de madeira, mas deve-se prestar atenção à espessura das tábuas do piso para que elas não atuem como um isolante, bloqueando o calor.

Madeira projetada

O melhor piso de madeira para usar com piso aquecido. Ele funciona bem com a mudança de temperatura do piso e se adapta à umidade variável.

Madeira sólida

Propenso a alterações de umidade e temperatura que podem resultar em abertura, escavação e coroamento. É preciso ter cuidado ao considerar o uso com piso aquecido para garantir compatibilidade e alta saída de calor – sempre verifique com o fabricante sobre a adequação para uso com piso aquecido.

Madeiras macias

Adequado para uso com piso aquecido, mas deve-se prestar atenção à espessura das tábuas para garantir uma saída de calor suficientemente alta.

Parquet

Disponível em madeira sólida ou madeira projetada, a maioria dos tipos são adequados para uso com piso aquecido.

Bambu

Semelhante a madeira projetada na construção e, como é um bom condutor de calor, é bem adequado para uso com piso aquecido.

Dicas de instalação: piso aquecido com piso de madeira

A madeira é um material natural que é afetado pela umidade do ambiente ao redor do material. Por isso, é importante garantir o teor correto de umidade no piso de madeira durante a instalação e o ciclo de aquecimento correto ao instalar o aquecimento de piso.

A madeira projetada pode ser colocada diretamente sobre o piso aquecido com piso flutuante ou sistema de barrotes. Placas com menos de 20 mm de espessura devem ser apoiadas e fixadas para fornecer suporte estrutural adequado.

PISO LAMINADO

Este piso sintético simula madeira e oferece um acabamento de piso resistente a manchas e riscos. É fácil de instalar e uma solução econômica. A maioria dos laminados é adequada para uso com piso aquecido, mas é aconselhável verificar com o fabricante do piso antes de instalar o sistema.

CHÃO DE VINIL

Piso de vinil pode ser usado com segurança com piso aquecido. O vinil aquece e esfria rapidamente. Pisos de vinil estão sujeitos a uma restrição de temperatura do piso superior, geralmente de 27° C.

PAVIMENTO DE BORRACHA

Borracha pode ser usada com piso aquecido. O revestimento de borracha sólida é geralmente muito condutor, fazendo com que aqueça rapidamente o ambiente. Sempre consulte o fabricante para garantir a adequação para uso com piso aquecido.

PISO DE CARPETE

Carpete é adequado para uso com piso aquecido, desde que o material do carpete não atue como um isolante, bloqueando o calor.

piso carpete

TEMPO DE AQUECIMENTO DE DIFERENTES REVESTIMENTOS

A escolha do material do piso afeta o tempo de aquecimento, já que cada material tem massa e condutividade térmica diferentes. Quanto menor a massa térmica e maior a condutividade, mais rápido o calor de um cabo de aquecimento é transferido para a superfície do piso. No entanto, isso também significa que materiais com baixa massa térmica resfriam mais rápido do que materiais com alta massa térmica. A capacidade de resposta de um sistema pode ser melhorada usando placas de isolamento.

tempo de aquecimento piso aquecido

IMPACTO DO MATERIAL DO PISO NA SAÍDA DE CALOR

A escolha do piso afeta a saída máxima de calor do sistema, pois certos acabamentos de piso têm uma restrição de temperatura máxima, limitando a saída de calor. A saída de calor de um sistema depende da área total do piso aquecido e das temperaturas do ar e do piso. Ela é influenciada pela alteração de qualquer um desses três fatores. Normalmente, é mais fácil mudar o acabamento do piso, já que o tamanho do quarto e a temperatura do ar de conforto já estão bem definidos.

É importante garantir que a saída de calor do piso seja maior que a perda de calor da sala. Como o gráfico abaixo ilustra, uma diferença de dois graus na temperatura do piso faz uma grande diferença na saída de calor. Assim, se o piso escolhido só puder ser aquecido a 27 °C, e isso não lhe der a saída de calor de que necessita, seria interessante a mudança para um tipo de piso que pode ser aquecido a 29 °C para proporcionar mais calor. Além disso, você pode considerar a adição de sistemas de aquecimento complementares para garantir que seu sistema atenda às suas expectativas.

saída máxima de calor temperatura do piso aquecido

A saída máxima de calor está diretamente ligada à temperatura do piso. O gráfico ilustra a saída máxima de calor de um sistema de piso aquecido quando a temperatura ambiente desejada é de 21 °C e a área aquecida de 10 m².

Ficou interessado nos sistemas de piso aquecido? Conheça a nossa gama de produtos de aquecimento por tipo de piso para encontrar um sistema adequado para o piso escolhido ou peça um orçamento gratuito aqui.




Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Responder
Olá! Podemos lhe ajudar?
Warmup
Olá!
Como posso te ajudar hoje?