Este artigo discute as principais diferenças entre o piso aquecido e radiadores como um sistema de aquecimento para sua casa.

As principais diferenças podem ser divididas em 5 pontos principais:

  1. Distribuição de calor
  2. Conforto e Qualidade do Ar
  3. Eficiência de custos
  4. Liberdade de Design
  5. Aquecimento por zonas

Aquecimento central com radiadores foi introduzido na década de 30 e desde então tem sido usado como o sistema de aquecimento padrão das residências, permanecendo praticamente inalterado nas últimas 8 décadas. Mais recentemente, o “Underfloor Heating” surgiu como uma nova solução para o aquecimento central, oferecendo conforto e luxo incomparáveis.
Abaixo, você encontrará uma comparação desses dois sistemas e uma explicação do motivo pelo qual achamos que o piso aquecido é a melhor solução para aquecer uma casa.

living room with underfloor heating 4iE thermostat

1. Distribuição de calor

A escolha do sistema de aquecimento determina a maneira como o calor é distribuído. A proposta do piso aquecido é produzir calor de forma uniforme no ambiente, de forma que a sensação térmica seja a mesma em todos os locais. Esta proposta aumenta o conforto térmico do ambiente devido a forma de distribuição do sistema (que abrange grande parte da área do ambiente). Os radiadores funcionam aquecendo o ar por convecção.

O ar aquecido em direção ao teto e, após resfriar, ele cai ao nível do solo para ser aquecido novamente pelo radiador. Isso cria um fluxo de ar quente e frio e, inevitavelmente, pontos quentes e frios, onde as áreas próximas aos radiadores são mais quentes do que as áreas em outras partes da sala.

heating systems comparison: radiator vs radiant floor heat
Aquecimento por piso e radiadores distribuem o calor de forma diferente. Esta ilustração compara o aquecimento por piso e a distribuição de calor irregular de um sistema de radiadores. Como algumas áreas levam muito mais tempo para aquecer com radiadores e outras áreas estão superaquecidas, pontos quentes e frios reduzem os níveis de conforto ambiente.

2. Conforto e Qualidade do Ar

A maneira como o calor é distribuído influencia na eficiência e no conforto do sistema de aquecimento. O calor radiante, gerado pelo piso aquecido, mantém a umidade natural em uma sala, enquanto a convecção de ar quente tende a reduzir a umidade, o que pode tornar a área aquecida parecer abafada. Se todo o piso da sala estiver aquecido, o calor radiante proporcionará uma dispersão muito uniforme de calor, enquanto o aquecimento convencional aquece inicialmente uma área e, em seguida, leva tempo para circular e atingir o nível de conforto desejado. A elevação da temperatura do ar através do aquecimento convencional pode causar desconforto e superaquecimento, reduzir os níveis de oxigênio e, em última instância, causar problemas respiratórios.

conventional radiators heat vs underfloor heating comparison
O aquecimento por piso aquecido fornece calor de forma quase uniforme entre os pontos do ambiente, o que reduz o risco de sobreaquecimento de determinadas regiões. Isso torna o piso aquecido o sistema de aquecimento mais próximo possível do ideal.

3. Superaquecimento é ineficiente e caro

Radiadores foram introduzidos como um luxo na década de 30, mas eles são propensos ao superaquecimento, o que torna um sistema de aquecimento muito menos eficiente. A ventilação é frequentemente necessária, como abrir uma janela, fazendo com que a energia seja perdida para o meio ambiente.

A forma como os radiadores produzem calor cria pontos quentes e frios, o que significa que, para se sentir mais quente longe do radiador, é necessário aumentar a temperatura ambiente. Isso fará com que os radiadores criem mais calor e reduzam os pontos frios, mas ao mesmo tempo tornem a área próxima ao radiador ainda mais quente. Este sobreaquecimento significa que a temperatura da sala acabará por se tornar demasiado quente, criando a necessidade de abrir janelas para permitir a entrada de ar fresco, mas ao mesmo tempo permitindo que o calor escape, desperdiçando energia e dinheiro. Desperdício de energia sai caro, isso pode elevar significativamente suas faturas de aquecimento.

4. Liberdade de Design

O piso aquecido é o sonho de um decorador, pois não ocupa nenhum espaço no chão, uma vez que a fonte de calor está dentro do piso. Os sistemas de radiadores são geralmente volumosos e precisam estar dentro da sala, o que significa que o espaço da parede deve ser alocado. Isso se torna extremamente problemático, especialmente em pequenas áreas, como banheiros , onde cada centímetro é necessário para tirar o máximo proveito do espaço.

decorating your home without radiators

Piso aquecido não restringe a colocação de móveis e dá total liberdade de design em uma casa.

5. Zoneamento – Controle Individual de Temperatura em Cada Sala

O aquecimento é mais eficiente quando é usado zona por zona. Na maioria dos casos, o aquecimento por piso aquecido é dividido por ambientes, com um termostato controlando cada zona específica. Portanto, existe a possibilidade de aquecer apenas os ambientes de interesse. Por outro lado, os sistemas de radiadores convencionais, tendem a aquecer toda a casa de uma vez e são menos eficientes que o aquecimento por zonas individuais.

bathroom with heated hot floor

Aquecimento de piso pode substituir os radiadores?

Com toda certeza, o piso aquecido é um sistema moderno de aquecimento que proporciona um ambiente mais confortável, com uma distribuição uniforme de calor e uma tecnologia de aquecimento mais eficiente e saudável que a dos radiadores convencionais.
O piso aquecido pode ser sua fonte única de calor no ambiente desde que seja dimensionada corretamente a potência necessária para o aquecimento. As vantagens do aquecimento de piso vão muito além de aquecimento, englobam liberdade de design, saúde, eficiência, tecnologia, conforto e tendência.

A Warmup como líder mundial no setor de piso aquecido, oferece os sistemas mais modernos de aquecimento para sua casa.




Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Responder
Olá! Podemos lhe ajudar?
Warmup
Olá!
Como posso te ajudar hoje?